O Hino Nacional

quarta-feira, 24 de março de 2010

BIOGRAFIA TEÓFILO BRAGA

Joaquim Teófilo Fernandes Braga, nascido no dia 24 de Fevereiro de 1843, em Ponta Delgada, Portugal.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, fixa-se em Lisboa em 1872, onde ensina literatura no Curso Superior de Letras. Da sua carreira literária contam-se as obras de história literária, de etnografia, com algum destaque, para a recolha de contos e canções tradicionais, a poesia, a ficção e filosofia. Na actividade Politica Portuguesa é bastante activo, desde 1878, ano em que concorre a deputado pelos republicanos federalistas. Exerce vários cargos de destaque nas estruturas do Partido Republicano Português. Em 1 de Janeiro de 1910 torna-se membro efectivo do directório político, conjuntamente com Basílio Teles, Eusébio Leão, José Cupertino Ribeiro e José Relvas.

A 28 de Agosto de 1910 é eleito deputado por Lisboa, e em Outubro do mesmo ano torna-se Presidente do Governo Provisório. Onde começou no dia 5 de Outubro do ano de 1910, terminando funções no dia 24 de Agosto de 1911.

A partir de Setembro de 1911, Teófilo Braga viu-se completamente desacompanhado, em consequência do falecimento da sua mulher. Face a estas novas circunstâncias da vida, numa carta dirigida a Joaquim de Araújo, com palavras que lhe definem lapidar a mente, a vocação e a têmpera, volta a ser o antigo estudante solitário.

Volta a ser Presidente substituto, no Ano de 1915, face à demissão de Manuel de Arriaga, governando apenas poucos meses, do dia 29 de Maio a 5 de Agosto de 1915.

Cumprida esta pequena missão presidencial, Teófilo Braga regressou aos seus livros.


















1 comentário: